aaaaaaaaaaaaa

Turmalina

Chapa Majoritária da Coligação “Unidos por uma Bahia melhor” altera agenda na região

-

-

Houve mudança na agenda dos candidatos da Chapa Majoritária da Coligação “Unidos por uma Bahia melhor”, formada por Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador) que estarão em Itapetinga neste sábado (30).

Por questões técnicas o avião da comitiva que inicialmente estava previsto para descer em Itapetinga descerá em Vitória da Conquista às 9h deste sábado (30). Com o isso o evento “Paulo Souto na Estrada”, passará primeiro em Itambé depois segue para Caatiba. O resto da agenda segue conforme divulgado anteriormente.

A comitiva ainda passará por Macarani (13h30 às 14h30), Maiquinique (15h10 às 15h40), Itarantim: (16h às 16h30), Potiraguá: (17h às 17h30) e Itororó: (18h30 às 19h30).

Em Itapetinga, por volta das 20h, está prevista a realização de uma grande carreata e um grande comício regional no Parque Poliesportivo da Lagoa.

Maurício Gohmes lança livro em São Paulo

-

-

O escritor Mauricio Gohmes lançou o seu mais recente trabalho na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, considerado o maior evento literário da América Latina. O lançamento aconteceu na última sexta-feira (22) e atraiu um grande número de pessoas, o que deixou o escritor muito feliz pela aceitação por parte do público.

-

-

Publicado pela Editora Garcia Edizione, que tem representação em Portugal e Itália, o livro do itapetinguense Maurício Gohmes traz uma boa perspectiva de vendas, uma vez que será distribuído para importantes livrarias nacionais como a Saraiva e Cultura.

-

-

O escritor estará retornando de São Paulo na próxima semana e uma agendará noite de autógrafos em Itapetinga, uma oportunidade que seus conterrâneos terão de adquirirem um exemplar e apreciarem uma boa leitura.

-

-

Com relação ao título do livro “Airam e o Herdeiro de Lúcifer”, Maurício Gohmes diz que ele provoca reações ambíguas, pois há aqueles que imaginam ser um texto macabro, e têm até receio de ler o livro, enquanto outros se interessam exatamente pela curiosidade de saberem o que o texto tem a ver com o título. “O que posso adiantar é que o livro traz uma mensagem extremamente positiva e fala de coisas que dizem respeito à vida de todo ser humano. Vale a pena conferir”, concluiu o autor.

Para quem quiser adquirir o livro em qualquer parte do país, pode fazê-lo acessando o site da Editora (Clicando Aqui) .

Rui Costa altera agenda para encontrar Dilma Rousseff em Salvador

-

-

O candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, cumprirá agenda com a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira (29). Ambos devem se encontrar durante a gravação do programa eleitoral da presidenciável em Salvador durante uma homenagem de grupos afros no Centro Histórico de Salvador, pela tarde. A agenda do candidato não previa que os petistas se reunissem.

Ex-ministro José Dirceu chama Marina Silva de “Lula de saias”

Ze-Dirceu

-

Cumprindo pena em regime semiaberto, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula José Dirceu, analisou a disputa pelo Palácio do Planalto. Segundo Dirceu, o cenário está muito consolidado, com Dilma e Marina no segundo turno. Depois, vê uma vitória certa para a candidata do PSB, que teria a força semelhante à de Lula em 2002, quando a origem humilde do petista se juntou ao desejo de mudança da maioria dos eleitores. Daí a expressão “Lula de saias”.

Para Zé Dirceu, a culpa pela iminente derrota do PT é quase exclusivamente de Dilma. A presidente teria tomado decisões erradas ao não construir pontes com a sociedade ao longo dos últimos anos. Também não teria chamado o ex-presidente Lula para ajudá-la, sobretudo agora. Por essa razão, Dilma apenas estaria colhendo o que plantou.

Dilma chega hoje em Salvador e vai à Casa do Olodum

-

-

Após visita de Aécio Neves (PSDB), semana passada, a presidente Dilma Rouseff (PT) apertou o passo e cumpre agenda em Salvador nesta sexta-feira (29). A petista, a partir das 14h, vai ao Senai Cimatec no bairro de Piatã, onde irá vistoriar o sistema, e também à Casa do Olodum no Pelourinho, local em que receberá homenagem do movimento negro por ter sancionado lei que reconhece como heróis da Pátria os líderes da Revolta dos Búzios.

Ela grava imagens para o programa eleitoral e concede entrevista coletiva. Com o intuito de alavancar a imagem de Rui Costa (PT), postulante a sucessão do Palácio de Ondina, ela poderá voltar no território baiano em setembro e dessa vez acompanhada do ex-presidente Lula (PT).

Com a visita de hoje, Dilma realiza a segunda passagem pelo Estado em uma semana. A última vinda, rápida e sem muito alarde, aconteceu na cidade de Paulo Afonso, distante 434 km de Salvador, no dia 21/08. Lá realizou agenda semelhante desta sexta: gravação de cenas para o horário eleitoral, iniciado no rádio e na televisão desde o dia 19/08 e que deverá prosseguir até a primeira semana de outubro.

Confira a agenda dos candidatos ao Governo do Estado nesta sexta-feira (29)

-

-

Os candidatos continuam com suas agendas nesta sexta-feira (29) em diversas cidades do estado.

- Rui Costa (PT), inclusive, rondará cidades do sul baiano – Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Taperoá – para caravana, mesmo que acabe se divergindo da agenda da candidata petista Dilma Rousseff, que está reservada para a cidade de Salvador no dia.

- Paulo Souto (DEM), que lidera tranquilamente as pesquisas, fará carretas nos bairros de Castelo Branco e Cajazeiras pela manhã, e pela tarde viaja para Feira de Santana, onde participa da caminhada do comitê da chapa majoritária. À noite, o postulante irá para o município de Araci, nordeste baiano, para fazer comício.

- Lídice da Mata (PSB) estará em Vitória da Conquista, sudoeste do estado, onde também inaugurará comitês eleitorais do partido. Outro que lançará comitê é Marcos Mendes (PSOL), mas no município de Juazeiro, norte da Bahia.

- Renata Mallet (PSTU) e Rogério Da luz (PRTB) ficarão na capital baiana nesta sexta-feira. Enquanto a filiada do PSTU concederá uma entrevista para a TV Educativa e se reunirá com a assessoria de campanha, Da Luz fará entrevista com o programa “Que Venha o Povo”, da TV Aratu. Ele viajará somente de tarde, para Feira de Santana, a fim de participar de carreata promovida por lideranças locais.

Debate vira palco para candidatos trocarem ataques

Debate entre candidatos traduziu clima da campanha (Foto: Divulgação)

Debate entre candidatos traduziu clima da campanha (Foto: Divulgação)

O primeiro debate televisivo entre os postulantes ao governo da Bahia na noite de quinta-feira  (28), na TV Band Bahia, refletiu o tom de agressividade da campanha. A candidata Lídice da Mata (PSB) partiu para “cima” de Rui Costa (PT) acusando-o entre outras coisas de ser o “inimigo número 1″ dos servidores do Estado. Paulo Souto (DEM) foi criticado por Rui Costa (PT), Rogério Da Luz (PRTB) e Marcos Mendes (PSOL) e respondeu no mesmo tom.

No primeiro bloco os candidatos responderam a uma pergunta da produção do debate: que medidas efetivas pretendem adotar para combater a violência no Estado. Mendes disse que o PSOL tem três viés para enfrentar a questão, políticas públicas para as populações carentes, a descentralização do poder que seria levado para o interior com objetivo de diminuir a densidade populacional da capital e desmilitarização da PM.

Rui pretende implantar pelotões especiais da PM e Grupamento aéreo para combater o crime no interior. Falou também em oferecer cultura e lazer para os jovens evitando que sejam capturados pelo tráfico. Lídice quer trazer para a Bahia o Pacto pela Vida, com que, segundo ela, o falecido governador Eduardo Campos reduziu os índices de criminalidade em Pernambuco.

Souto disse que apesar de serem importantes políticas sociais é necessário repressão e para tanto pretende aumentar o contingente.

Rogério Da Luz criticou os candidatos por formularem propostas que já fizeram e não cumpriram quando tiveram oportunidade.

+ | Leia mais »

Itapetinga: APLB e Tiro de Guerra negam ter concordado com o cancelamento do desfile

Pelo jeito Sibele andou inventando coisas, e ficou feio pra ela

Pelo jeito Sibele andou inventando coisas, e ficou feio pra ela

Durante a Sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (28), circulou a informação de que a APLB e o Tiro de Guerra de Itapetinga se manifestaram contrários a informação passada pela secretária de Educuação, Sibele Nery, onde ela disse que as duas instituições haviam sido consultadas sobre o cancelamento do Desfile Cívico de 7 de Setembro e teriam concordado.

Segundo a APLB Sindicato ficou acordado que havendo o desfile, os professores iriam dar aula normalmente na segunda-feira (08). Já o Tiro de Guerra, segundo informou o vereador Alfredo Cabral de Assis, não foi procurado para tratar do assunto, como informou a secretária.

(Com informações do Tribuna de Itapetinga)

Fundação Canto das Artes homenageia o folclore

-

-

Na tarde desta quinta-feira (27), às 15h, a Fundação Canto das Artes fez nas escadarias da Caixa Econômica Federal, uma homenagem ao folclore brasileiro. A Orquestra Folclórica organizada pela maestrina Leniza Souza Santos esteve fazendo uma apresentação que resgatou músicas e cantigas antigas, levando até o “Bumba Meu Boi” para animar a Rua Barão do Rio Branco.

Dona Silvina e nosso folclore local

Uma das componentes da Orquestra Folclórica da Fundação Canto das Artes é a contadora de histórias e ex-lavadeira de roupas Dona Silvina Pereira. Com seus muitos anos de experiência de vida, Dona Silvina é exemplo de que não se pode deixar morrer as tradições. Com suas cantigas de roda, histórias antigas e muita versatilidade, ela nos dá um exemplo de que cultivando as tradições se perpetua a memória de um povo e sua história de luta e resistência!

Silvina Pereira é uma das integrantes mais antigas da Fundação Canto das Artes, fundada e presidida pela maestrina Leniza Souza Santos.

“Povo sem história”

Defensora das artes e da ideia de que um povo que não cultiva sua cultura é um povo sem história, a professora Leniza e emocionou a todos ao fazer o registro de que “a arte é o espelho da pátria e o povo que não preserva seus valores culturais será um povo sem alma”.

A Fundação Canto das Artes tem 42 anos de existência em Itapetinga.

Itambé: Carro com bancária capota na BA-263

-

-

Uma mulher ficou ferida num acidente automobilístico, no trecho da BA-263 de Itambé, na manhã desta quinta-feira (28). A bancária Luciene Maria de Brito Dantas, lotada na agência do Banco do Brasil de Macarani, seguia para Vitória da Conquista quando teria perdido o controle do seu veículo que saiu pista.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou o resgate levando Luciene ao Hospital Samur, na Capital do Sudoeste Baiano, onde reside. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência. Um laudo indicará o que teria motivado o capotamento.

Itapetinga: Grito dos Excluídos desfila no 7 de Setembro

-

-

Depois da nota polêmica da Secretaria de Educação suspendendo a participação das escolas municipais no desfile do dia da independência do Brasil, os representantes da manifestação chamada “Gritos dos Excluídos” decidiram tomar as ruas no dia 07 de Setembro, concentrando na praça Dairy Valley e circulando pelos bairros Primavera e Nova Itapetinga.

Para suspender o desfile no dia 07 de Setembro e antecipar para os bairros, a Secretária de Educação Sibele Nery alegou a paralisação de 17 dias de greve e a necessidade cortar folgas dos professores para completar 200 dias letivos.

Por seu turno grande parte dos professores afirmou que não tinha intenção de boicotar o evento pela ausência de folga na segunda-feira. Por certo o receio dos administradores é o desgaste junto aos profissionais da rede e eventuais reações.

(Com informações do Blog do Zé Ferreira)

Em Itapetinga a candidatura de Timóteo Brito ganha corpo e movimento

(Foto: Blog do Diga Diga)

(Foto: Blog do Diga Diga)

No primeiro momento o apoio da líder política Katia Espinheira e dos vereadores João de Deus e João Carlos que acompanharam Katia no apoio a Timóteo Brito, fez com que mesmo antes de lançar a candidatura na cidade através da inauguração do comitê, ele já pontuava nas pesquisas com 7% o que representa cerca de 2.500 votos, uma vez que deverá ser apurado em torno de 35 mil votos.

Depois que foi inaugurado o comitê e da aliança com o deputado Antônio Brito a campanha começou a ser divulgada e tornou o candidato conhecido da população . No segundo momento a sua proposta de Desenvolvimento está sendo discutida na cidade, através dos diversos meios de comunicação, inclusive através da internet e das redes sociais. Além disso, ela está sendo levada aos bairros pelas lideranças que apoiam o candidato, ao mesmo tempo que será debatida com os diversos setores da sociedade.

A região Sudoeste, hoje vive uma grave crise de desemprego, devido ao fechamento de várias filiais da Azaléia, que no conjunto chegou a gerar 22 mil empregos, e hoje está apenas com 5 mil em Itapetinga. A crise de desemprego só não está sendo maior devido a construção de vários conjuntos residenciais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que vem ocupando muita gente.

(Foto: Blog do Diga Diga)

(Foto: Blog do Diga Diga)

A proposta do Deputado visa encontrar alternativas para desenvolver a economia regional através do associativismo, buscando diversificar a economia, que hoje está concentrada na pecuária de corte e leite. Segundo o deputado o melhor caminho é construir planos de desenvolvimento que identifiquem as potencialidades e construa uma agenda de projetos prioritários a serem implementados nos próximos anos, tanto pelo poder público, quanto pelo setor privado, usando o cooperativismo, a exemplo do foi feito no Extremo Sul, através da sua iniciativa na década de 70.

Comenta-se nos quatro cantos da cidade que Timóteo poderá ser o mais votado, superando até mesmo o deputado apoiado pelo prefeito que na última eleição teve 6 mil votos e que dificilmente repetirá a votação, devido a perda de densidade eleitoral do seu partido (PT) na cidade e na Bahia. Da forma que a campanha está acontecendo na região, Timóteo deverá ser o mais votado em cinco cidades do sudoeste: Itapetinga, Maiquinique, Itarantim, Potiraguá e Ibicuí, sem falar de outras da região, que ele também terá uma votação significativa.

Band promove debate com candidatos ao governo baiano

-

-

A Band promove nesta quinta (28) o primeiro debate entre os candidatos a governador da Bahia. Da Luz (PRTB), Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT) confirmaram participação no confronto. Renata Mallet não participa porque seu partido não possui representatividade na Câmara.

O debate começará às 22h05min e será mediado pela jornalista Carolina Rosa. Hoje, os candidatos vão reservar boa parte da agenda para treinamento de olho no debate. Até aqui, este é o primeiro confronto anunciado.

Salário mínimo previsto para 2015 será de R$ 788,06, diz ministra

-

-

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, anunciou nesta quinta-feira (28) que o Projeto de Lei Orçamentária (Ploa) elaborado pelo governo prevê salário mínimo de R$ 788,06 a partir de 1º de janeiro de 2015. O valor representa um reajuste de 8,8% em relação aos atuais R$ 724,00.

Belchior fez o anúncio após entregar o projeto da Lei Orçamentária ao presidente do Senado, Renan Calheiros. Depois de ser entregue ao Congresso, o projeto passa pela análise da Câmara e do Senado e pode sofrer alterações antes de ser aprovado.

O valor do salário mínimo é calculado com base no percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano retrasado mais a reposição da inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“O salário mínimo previsto no Orçamento para 2015, a partir de janeiro de 2015, será de R$ 788,06. É a regra que está estabelecida de valorização do salário mínimo”, disse a ministra ao deixar o gabinete do presidente do Senado.

Lídice inaugura comitê em Conquista na próxima sexta-feira

-

-

Na próxima sexta-feira (29), a partir das 16h, a candidata ao Governo do Estado pelo PSB, Lídice da Mata, inaugura comitê em Vitória da Conquista, nas proximidades do Fórum João Mangabeira. A socialista estará ao lado de lideranças do partido da cidade, como o vice-prefeito, Joás Meira, além da candidata ao senado pelo partido também pelo PSB, Eliana Calmon.

Ainda de acordo com lideranças do PSB, Lídice deverá prestigiar a abertura do Festival de Inverno Bahia, que acontece no mesmo dia, a partir das 21h, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

A última vez que Lídice esteve na capital do Sudoeste baiano foi ao lado do então candidato à presidência da República, Eduardo Campos, que morreu após um acidente de avião na cidade de Santos.

IBGE: População de Itapetinga é de 75.440 habitantes

-

-

O número de habitantes do município de Itapetinga teve um aumento de 7.127 habitantes, passando de 68.273 (Censo 2010) para 75.440, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28) e, com base neles se calcula o valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Contudo, ainda não é possível afirmar se haverá aumento nos repasses do FPM, principal fonte de recursos da maioria das prefeituras.

Brasil tem 202 milhões de habitantes, diz IBGE

Salvador é 3ª cidade mais populosa

Salvador é 3ª cidade mais populosa

O Brasil tem 202.768.562 habitantes, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados específicos sobre cada município foram divulgados nesta quinta-feira (28) e estão presentes em resolução publicada no Diário Oficial da União. Os números são aplicados nos cálculos de repasses de recursos aos municípios e são utilizados também pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A posição reflete a população no começo de julho deste ano.

A Bahia é o quarto estado com maior população, com 15.126.371 habitantes (São Paulo aparece como 1°, Minas Gerais em 2° e Rio de Janeiro como 3°). Salvador é o terceiro município mais populoso, com 2.902.927 pessoas, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Feira de Santana ainda aparece na 15ª posição da lista de cidades mais populosas quando se exclui as capitais.

As tabelas apresentadas hoje mostram, também, que o País tem municípios com pequena população, como Borá, em São Paulo, com 835 pessoas. A localidade fica a cerca de 500 quilômetros da capital paulista.

Confira a agenda dos candidatos ao Governo do Estado nesta quinta

-

-

Os candidatos ao governo do Estado participam, nesta quinta-feira (28), de um debate sobre suas propostas de governo na Band Bahia a partir das 22h. No decorrer do dia, contudo, os postulantes seguem com agendas diversas. Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) participa de entrevista à Rádio Tropical de Antas pela manhã, momento em que Marcos Mendes (PSOL) fala no programa “Que Venha o Povo”, da TV Aratu. Rui Costa (PT) aproveita o dia para se reunir com coordenadores de campanha, assim como Paulo Souto (DEM). Renata Mallet (PSTU) também participa de reunião com assessoria, antes de conceder entrevista a um portal de notícias. Lídice da Mata (PSB), participa de entrevista à Rádio Subaé e, depois, se prepara para o debate.

Marina Silva admite contradições em chapa do PSB no Jornal Nacional

-

-

A candidata do PSB para a Presidência da República, Marina Silva, admitiu que a formação da chapa do partido com o deputado federal Beto Albuquerque apresenta contradições, em entrevista ao Jornal Nacional, na Rede Globo, nesta quarta-feira (27). “Temos uma posição diferente em relação a transgênicos e células-tronco, mas trabalhamos juntos no congresso em diversas medidas quando estava à frente do Ministério do Meio Ambiente”, disse a postulante.

Marina também aproveitou para fazer uma pequena propaganda de si mesma, ao afirmar que essa era a sua oportunidade para mostrar que é capaz de comungar com políticos de opiniões contrárias às dela, na sua auto-declarada “Nova Política”.

A candidata também declarou que desconhecia as informações de que o avião utilizado por ela e Eduardo Campos era proveniente de transações que envolveram laranjas e que não havia sido declarada ao Tribunal Superior Eleitoral. “Nós tínhamos a informação de que era um empréstimo que seria ressarcido no prazo legal, ou seja, até o encerramento da campanha, e que esse ressarcimento seria feito pelo comitê do candidato”, minimizou. De acordo com ela, o caso está sendo investigado internamente pelo partido e pela Polícia Federal, pois “é de nosso interesse que essa ela seja feita com rigor para que não seja feita injustiça com a memória de Eduardo”.

Segundo a presidenciável, o discurso que ela vem defendendo em relação à uma postura ética por parte dos políticos não entra em contradição com a utilização do jatinho. “Esse é o discurso que eu venho utilizado para todas as situações, não como retórica, mas como desejo de que isso de fato aconteça. A verdade não virá pelas mãos do partido e nem também pelas declarações da imprensa. Ela terá que ser aferida pela Justiça Federal. O compromisso é com a verdade”, disse Marina.

Perguntada sobre o baixo número de votos que ela consegue em seu estado natal, o Acre, a presidenciável não poupou rivais políticos. “Eu fui senadora, acho que você [a jornalista Patrícia Poeta] tem um certo desconhecimento da minha história política. Não sou filha de empresário ou de antigos políticos. No Acre é preciso ter relações pra ser eleito. Ser dono de uma grande rede de comunicações para se defender. Não é culpa dos acreanos, mas sim das circunstâncias”, finalizou.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 127 128 129 Próximos
Blog.TV
Diga Diga Apimentado!
  • Romildo Teixeira e Dadai do Biscoito queimando o filme do Governador
    8 de agosto de 2014 | 18:40

    Foice o tempo em que o Governador do Estado chegava em Itapetinga e era recebido por um batalhão de Homens de Bem…Na última terça-feira(05), o Governador Petista Jaques Wagner desembarcou no Aeroporto de Itapetinga e foi recepcionado por “meia dúzia” de pessoas, dentre elas, estava as figuras de Romildo Teixeira, Dadai do Biscoito, Kerreu Fogueteiro, […]

  • Geraldo Trindade boicota “QUEIROZ” no Bacabiraba
    25 de maio de 2014 | 2:40

    O presidente do Democrata em Itapetinga, Geraldo Trindade, “Boicotou” a festa que seria para unir as oposições em Itapetinga, que levou o nome de “Bacabiraba” realizada por Gildásio Queiroz. A festa que aconteceu na noite deste sábado (24) no ITC, não contou com a presença dos principais nomes da Oposição de Itapetinga, composta por “Gabirabas” […]

  • Ameaça do “CAPANGA” do prefeito José Carlos a Blogueiro repercute em todo Estado
    17 de novembro de 2013 | 8:10

    A tentativa de homicídio sofrida por este editor (Diego Rodrigues, do Blog do Diga Diga), na última quinta-feira (14), onde o “capanga”  do prefeito do Município de Itapetinga José Carlos Moura (PT),  conhecido vulgarmente como “Pedro Bala” tentou contra a vida do Blogueiro ganhou repercussão em todo Estado da Bahia, com destaque para as publicações […]

  • Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 127 128 129 Próximos
  • RSSArquivo de Diga Diga Apimentado! »
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia Blog do Diga Diga :: Itapetinga . Bahia